Você sabia que o termo MNPS acabou? Conheça HLA, o novo Espaço Aéreo do Atlântico Norte.
Se sua aeronave está renovando a LOA (Letter of Authorization), você talvez ache estranho não existir mais o termo MNPS (Minimum Navegation Performance Specifications), que informava que a aeronave tinha os requisitos necessários para voar no Espaço Aéreo do Atlântico Norte.
Com as mudanças no NAT, o termo MNPS foi extinto, sendo substituido por um termo mais significante, o NAT HLA (North Atlantic High Level Airspace).
O MNPS foi introduzido em 1977 e essa mudança feita em 2016 foi significativa, já que os requisitos para aprovação de voos na área do novo NAT HLA foram atualizados – a aeronave agora deve ter RNP4 ou RNP10.
Além disso, o resto do Atlântico deu as boas vindas ao Bodo Oceanic (Bodo ATCC, norte da Noruega), ele se juntou a Shanwick, Gander, Reykjavik, New York e Santa Maria no novo NAT HLA, que mantém o perfil vertical original do FL285 ao FL420.
Resumindo, é isso que você precisa saber sobre essa pequena, mas significante mudança na sua LOA.
Leia mais sobre o NAT HLA em outros artigos neste site, “Implantação do FANS 1/A+ no Atlântico Norte” e “CPDLC FANS 1/A+ e CPDLC ATN-B1 (LINK 2000+)”.