Cessna Citation Bravo (C550)
Em 1996 a fabricante americana Cessna Aircraft certificou o jato executivo modelo Citation Bravo (C550), que foi o sucessor do Citation II, também C550, que teve sua produção iniciada em 1978 e obteve muito sucesso no mercado. O Bravo trouxe modernizações e modificações ao modelo inicial.
O modelo pode transportar até 8 passageiros em uma cabine extremamente silenciosa e confortável, que chega à 45 mil pés e a uma velocidade de 400 kts (740 Km/h). É equipado com painel EFIS Primus 1000, FMS e mostradores digitais de pressurização.
Comparado com seu antecessor (Citation II), a versão Bravo o supera em diversos quesitos como velocidade e performance de subida e cruzeiro. Por ter menor capacidade de combustível, é possível transportar mais carga paga (500lb) em seu compartimento, e mesmo assim a aeronave possui maior autonomia por causa da eficiência de seus motores em consumo de combustível. O Bravo chega a ser 20 kts mais rápido que o Citation II e 10% mais eficiente em consumo de combustível.
Seus motores PW530A consomem 30% a menos que seus concorrentes e por isso foi escolhido, à época, pelos engenheiros para equipar o Citation Bravo.
O modelo também ficou conhecido pela inovação da Cessna em uma nova linha de trem de pouso, modelo trailing link, com maior absorção de impactos, o que permite pousos e táxis mais suaves, principalmente em pistas não pavimentadas, além da porta/escada de acesso maior, que resolveu um grande problema de embarque gerado no Citation II.
trem de pouso “trailing link”
Ao longo de todos esses anos foram produzidos quase 700 Citation II, destes, 330 Bravos. O último deste produzido em 2006, após 10 anos no mercado.
O Citation Bravo pode ser facilmente utilizado para ligar capitais e até cidades de interior com pistas não pavimentadas, oferecendo muito conforto, economia e rapidez.
Clique aqui para ver os Cessna Citation Bravo disponíveis à venda em nosso site
Fonte foto de capa: https://www.privatefly.com/private-jets/small-jet-hire/Cessna-C550-Citation-Bravo.html